Acerca de
Clube de Leitura Ossos de Pássaro
Clube de leitura com o intuito de promover a discussão sobre a representatividade da pessoa com deficiência, na sociedade.
Somos um Clube de Leitura nada convencional! Nosso objetivo é promover a discussão da representatividade da pessoa com deficiência através da discussão de obras literárias clássicas e contemporâneas. Tomando todo o cuidado para não dar spoiler demais sobre os livros, afinal, isso aqui também é um convite à leitura. Mas trazendo um olhar um pouco diferente: o que esses livros podem nos ensinar sobre a sociedade e a forma como lidam e enxergam as pessoas com deficiência?
O Clube de Leitura acontece no formato de bate papos, ao vivo, com convidados dos mais diferentes perfis (autores nacionais e internacionais, atletas e paratletas, representantes de ONGs, etc) com transmissão toda 2a terça-feira de cada mês no Youtube e posterior disponibilização nos melhores tocadores de podcast do mercado (spotify, amazon music e google podcasts).
Temporada 01 - Do grotesco ao sublime:
Um passeio histórico-social-literário por livros do século XVII ao século XXI, que retratam a pessoa com deficiência sob o estereótipo de monstro e depois a elevação ao panteão dos super-heróis, e a provocação social de que, na verdade, todos trilham o chamado "caminho do meio" pela curadora.
Temporada 02 - No topo do mundo:
Passeio literário pelas modalidades paralímpicas através da análise de livros sobre essas modalidades escrito por autores com deficiência e/ou sobre paratletas. O que esses livros podem nos dizer sobre a representatividade da pessoa com deficiência, na sociedade? Quem disse que uma pessoa com deficiência não pode praticar um esporte? O que os valores olímpicos e paralímpicos podem acrescentar à vida de qualquer pessoa?
*** *** ***
Curadoria literária de Thais Pessanha:
Thais Pessanha é atrevida com a vida, skatista, remadora, foi condutora da Tocha Olímpica e da Tocha Paralímpica na Rio 2016 e tem uma doença genética rara e sem cura chamada Osteogênese Imperfeita Congênita, conhecida como a doença dos ossos de vidro, ou doença dos ossos de cristal.
O seu amor pelos livros e sonho de ser escritora veio desde pequena, quando teve os livros, como seus grandes companheiros nos momentos de gesso e repouso e, contra todos os prognósticos médicos, de um limão fez uma limonada, uma torta de limão, um biscoito de limão e tudo o mais que foi necessário.
Nascida na cidade de Macaé / Rio de Janeiro (Brasil), é formada como Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atuou por muitos anos com gestão, tecnologia da informação, transformação digital e inovação, especializando-se em metodologias ágeis e colaborativas.
Ativista de causas sociais ligadas às pessoas com deficiência, atua como palestrante motivacional e voluntária na ONG Associação Pestalozzi de Macaé, sendo defensora da equidade e do esporte como molas de transformação social.